• slidebg1
  • slidebg1
  • slidebg1

História

A Região Demarcada do Douro foi instituída por Lei em 1756, no reinado de D. José I, pelo seu Primeiro-Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal.


O Douro

é uma terra de tradições, com uma cultura ligada à sua história, à religião, à agricultura e à simplicidade do seu povo.
Com o intuito de proporcionar uma superfície plana para na qual plantar as vinhas e permitir que estas se arraiguem às íngremes encostas, técnicas de armação do terreno

Socalcos

As vinhas são plantadas em socalcos tradicionais suportados por muros de pedra.  Estes muros  foram construídos à mão nas íngremes encostas e depois preenchidos com terra trazida da margem do rio ou quebrando o leito da rocha.  A maioria dos socalcos são estreitos, muitas vezes tendo apenas uma ou duas linhas de videiras.
Estes socalcos históricos elevam-se pelas encostas rochosas como as escadarias das pirâmides, produto de séculos de trabalho árduo. Classificados como Património Mundial, os socalcos formam uma das mais dramáticas e inspiradoras paisagens vínicas do mundo

 

 

Subcreve a Vip-list

Últimas actualizações e notícias